Psicologia Institucional  escrito em domingo 28 março 2010 19:15

conhecer, Investigação, relação

 

Psicologia Institucional é um campo da Psicologia que investiga os fenômenos e as necessidades sociais,  tendo um avanço extraordinário tanto na investigação quanto no desenvolvimento na área profissional para o psicólogo. Pois para atuar neste campo de trabalho o psicólogo  tem que ser investigador dos fenômenos humanos que  se pretende  modificar, e não podendo ser investigador sem antes extrair os problemas da própria pratica e da realidade social que esta vivenciando em determinado momento, dando ênfase em relação à estrutura, a dinâmica, funções e objetivos da instituição.

E para isso faz-se necessário uma relação do psicólogo com a instituição, para que este conheça a totalidade  apresentada pela mesma, exigindo que este profissional elabore métodos clínicos, caracterizando-se pela sua observação detalhada, que se dá por meio de investigações  rigorosas para obter resultados satisfatórios e que venham alcançar a proposta apresentada pela instituição, que é promover  aos integrantes deste meio o bem-estar físico, mental e social, sendo esta a principal função do psicólogo. Para desempenhar suas funções é necessário que o profissional assuma uma postura ética dentro da instituição.

Ao atuar em uma instituição o psicólogo deve ocupar apenas uma posição,  não cabe ao mesmo ocupar cargos diferentes , pois isto causará situações difícieis de avaliar e manejar dentro da empresa. Ou seja, este não pode trabalhar com todos integrantes ou todos os organismos ao mesmo tempo, deve examinar os pontos relevantes sobre os quais deve intervir como objetivos imediatos 

Enquanto que o psicólogo trabalhando no campo da psicologia institucional faz um diagnóstico da situação e se propõem agir sobre os níveis ou fatores que detectam como sendo realmente de necessidade para instituição.

Portanto o profissional institucional tem  que conseguir  que a tarefa realizada em uma instituição sirva de meio de enriquecimento e desenvolvimento humano, para evitar uma falsa consciência e  ter uma maior consciência da realidade que esta inserido.

 

Compartilhar
1 Fan

Faça um comentário!

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.
Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (174.129.92.127) para se identificar     

Nenhum comentário
Psicologia Institucional


Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para pedagogia

Precisa estar conectado para adicionar pedagogia para os seus amigos

 
Criar um blog